Questões Frequentes


1 – Caso perca os dados de acesso ficarei impossibilitado de usar outros sistemas de informação?

Sim, em caso de não saber os dados de acesso fica impossibilitado de usar todos os sistemas de informação dependentes da conta utilizador. @campus.ul.pt / @edu

2 – Onde poderei recuperar os meus dados de acesso?

Na página principal dispõe de diversos links para as diversas plataformas, poderá encontrar as instruções de como proceder no portal do utilizador da Universidade de Lisboa.

3 – Posso instalar o office 365 em diversas plataformas?

Sim, cada utilizador dispõe de 5 licenças, o software é multi plataforma.

4 – Sou docente da instituição, posso utilizar o office 365 ?

Sim, o office365 está disponível para docentes, alunos e funcionários.

5 – Qual a quantidade de espaço disponho na nuvem?

Existem dois serviços distintos que disponibilizam espaço na nuvem: O Google drive que disponibiliza espaço limitado a (em atualização) utilizando a conta @campus.ul.pt/@edu e o One drive que é um serviço da Microsoft que funciona através da conta “utilizador”@office365.ulisboa.pt com um limite de 1TB (condições do licenciamento sujeitas ao acordo Campus Agreement da ULisboa).do acordo Campus Agreement.

6 – Como posso começar a utilizar o Moodle?

Em primeiro lugar deve autenticar-se na plataforma Moodle, para que o sistema crie a sua área. Após este passo deve inscrever-se nas disciplinas do ano/curso, a partir desse momento pode começar a utilizar a plataforma.

7 -Posso aceder à b-on a partir de casa?

Sim, é possível aceder à b-on fora das instituições aderentes através da VPN (Virtual Private Network).

8 – O Office 365 pode ser usado num sistema macOS?

Sim, funciona em diversas plataformas, Windows, Apple e Android

9 – Para que serve o DreamSpark ?

A Microsoft disponibiliza uma loja online, onde pode adquirir software no âmbito académico a preços muito baixos, para aceder aos mesmos deve autenticar-se através do método de autenticação federada com a sua conta @edu ou @campus.

10 – Problemas com a plataforma de e-learning.

Em primeiro lugar deve reportar a sua duvida ao docente da UC, caso não consiga resolver o problema deve colocar a sua questão aos serviços de apoio ao e-learning através do email de contato apoio.elearning@reitoria.ulisboa.pt .

11 – Disponho de algum sistema de armazenamento de ficheiros ?

Sim a Microsoft ao abrigo do acordo Campus Agreement, disponibiliza 1 TB para os utilizadores ativos da Universidade de Lisboa.

12 – O que acontece à minha informação que guardo na nuvem, quando deixar de estar na ULisboa?

No caso da Google o serviço foi descontinuado, como tal, até ao final de 2022 terá de retirar a informação que pretende guardar, no caso da Microsoft depois de ser desaprovisionado, tem um prazo de 2 meses para retirar toda a informação.